segunda-feira, 1 de abril de 2013

Vídeo - Cheguei em Luanda

Demorei, mas cheguei!!!!!!!!!!!!!!!!

Sessão: Guia de Angola



Muito bem amigos, como eu havia falado desde o início do Blog, lá em Agosto de 2012, finalmente, cheguei, para ficar, em Luanda.

Bom, falar de Luanda é um tanto quanto complicado, primeiro, porque só tenho 4 dias na cidade; segundo, pois é muito difícil achar algo na internet de uma cidade que é a SEGUNDA mais cara do Mapa Mundi, rs, e possui um CRESCIMENTO absurdamente rápido! Como pode não ter informações?! Estranho né?! Então, fiz alguns vídeos, espero que não me peçam para tirar do ar, para mostrar um pouquinho para vocês, que precisam vir até Luanda e não conhecem NADA a respeito, a não ser as diversas e diferentes dicas de quem deu uma passada por aqui.

Antes de explicar um pouco do vídeo, vou dizer meu ponto de vista desses pouquíssimos dias que cheguei. Friso: pode ser que o pensamento de amanhã seja outro, mas HOJE, digo que a frase de Aldous Huxley, está mais do que certa: "Viajar é descobrir que todas as pessoas estavam erradas em relação aos outros países". Principalmente, se esse país for Angola. Rs.

A pobreza chama atenção um pouco de cara, porque não é igual aos países que estamos acostumados a visitar, onde casa humilde, é casa de tijolo... mas não é uma cidade em que você pega malária no primeiro dia que chega. Não é a que você se esconde do povo com medo de sofrer algum tipo de violência. Não é a que você olha por todos os lados e só vê miséria. É tudo tão comum para eles que se viram como pode, que você acaba achando até "natural". Você não vê pessoas chorando pelos cantos, mendigos, pedintes. Você vê pessoas tentando tirar seu ganha pão do dia vendendo frutas em barracas, água e várias outras coisas pelas ruas, entre os carros que passam, crianças indo às escolas, normalmente.

Além disso, Luanda tem lugares lindos, moradas lindas, um povo guerreiro, que mesmo depois de ter “acabado” de sair da guerra, olha para você apenas com um olhar cabisbaixo e desconfiado, como que pedindo: “por favor, não faça comigo de novo”. Alguém já parou para pensar o que é sentir isso? Andei na rua nesses 3 dias. No primeiro fui do Centro da Cidade até a famosa Luanda Sul e depois voltei até a LINDA Ilha de Luanda. No segundo, de manhã, fui até à orla, a pé, com meu marido, fazer uma caminhada entre várias outras pessoas do país e estrangeiros, caminhando, correndo, crianças negras brincando com as brancas (“pulas” aqui) e correu tudo bem. Outras pessoas tiravam fotos, os meninos angolanos me deram “good morning” e eu dei “bom dia”, rs.

À tarde fui novamente à Luanda Sul, porém com a filmadora, onde fiz esses registros e só andei até lá, pois na volta pegamos um bom "toró" e aí não dava para fazer mais nada.  Pegamos um trânsito, em pleno Sábado, mas nenhum alagamento comparado aos da Praça da Bandeira do RJ.

Agora, falando do vídeo, que foi feito neste Sábado, você pode perceber que, ainda assim, há um pouquinho de trânsito na cidade. Afinal, MUITOS têm carro em Luanda, inclusive os angolanos. Quem não tem, andam nessas vans azuis, mas o trânsito é caótico todos os dias, simplesmente porque a MAIOR parte dos moradores de Luanda, tem carros. Ah, e ar condicionado também. Olhando a filmagem e observando os prédios, você pode perceber que são bem antigos, e descuidados, mas todos os moradores têm ar condicionado! Dá para ver também que há bastante obras, o que significa que ela está em super desenvolvimento

Assim é Luanda, olhe de um lado e veja o antigo, olhe para o outro e veja o novo. Passe por uma comunidade e veja pessoas vendendo de tudo na rua, sem saneamento básico, lixos jogados pelos morrotes e, carros Toyota na porta de casa. Ande 5 segundos e veja humildade, nos próximos 5 você verá o luxo, ou então o bairro Ilha de Luanda. Tudo isso você vai ver no próximo vídeo do próximo post e também nas fotos que publicarei no quarto post.

Ah, aqui, como você pode ver, tem internet, tem luz, elas dão uma fugida de vez em quando, mas voltam logo. Rs.



 Até o próximo post!!!!



3 comentários :