segunda-feira, 4 de maio de 2015

Turquia - Parte II

Sessão: Amigos
Posted by Alice Fernandes

Um Sonho!


Olá leitores, bom dia!

Hoje continuaremos conforme prometido falando  sobre Éfeso, Biblioteca de Celso, a Casa de Virgem Maria, Pamukkale e Hierápolis.
Vamos começar?!

Biblioteca de Celso


ÉFESO: Éfeso é um dos lugares mais visitados de toda a Turquia e uma das cidades clássicas mais bem conservadas do mundo. As ruínas de Éfeso, antiga cidade grega que na época romana se transformou numa grande metrópole mediterrânea, com 250 mil habitantes no século I, capital da província romana da Ásia, onde ficam as ruínas e a Biblioteca de Celso.


Grande parte da fama e da riqueza de Éfeso deve-se ao seu movimentadíssimo porto (hoje mais de 8 km distante do mar em decorrência do assoreamento do rio Meandro) e ao monumental templo de Ártemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo, destruído em 401 por uma multidão liderada por São João Crisóstomo.


Casa da Virgem Maria



Há 10 Km de Éfeso, vale a pena conhecer a Casa da Virgem Maria no Monte Koressos (Bülbül Dag1 ), onde, segundo a tradição católica, a mãe de Jesus terminou seus dias na Terra. Sua localização foi descrita no início do século XIX por Katharina Emmerich, uma freira alemã que nunca saiu da sua região natal, mas recebeu a revelação através de visões que tinha em sonhos. Devido à falta de evidências científicas que a comprovem, a Igreja Católica nunca se pronunciou oficialmente a favor nem contra a autenticidade do lugar, mas favorece e estimula a peregrinação ao local, que foi elevado à categoria de Lugar Santo pelo papa Pio XII em 1951. Restaurada e transformada em capela, a Casa da Virgem Maria é lugar de peregrinação de católicos e muçulmanos, que também têm grande devoção pela mãe daquele a quem consideram o profeta islâmico Isa (Jesus Cristo).


Pamukkale

Pamukkale (Castelos de Algodão) e Hierápolis - mundialmente conhecida pelas ruínas de Hierápolis e pelas piscinas brancas e brilhantes, na forma de lavatórios semi-circulares, de vários tamanhos, que se encontram em forma de cascata. Quando as águas termais emergem e a pressão deixa de ser tão elevada, o carbonato de cálcio decai, formando gradualmente as formações rochosas que compõe a paisagem deslumbrante.



Pamukkale

 No passado acreditava-se que a qualidade das águas tinham poderes de cura e isso fez com que a cidade se tornasse incrivelmente popular. Durante o período Romano, a cidade atingiu o seu auge de desenvolvimento graças às fontes termais.



Hierápolis

Hierapolis era o nome da antiga cidade que foi, possivelmente, fundada pelo rei de Pérgamo, e inclui o maior cemitério da antiga Anatólia, com mais de mil sepulturas. Sarcófagos, túmulos redondos e grandes recintos com vasos dentro delas, podem ser vistos entre os restos da antiga necrópole.



Hierápolis
 A cidade sofreu uma série de terremotos e foi reconstruída várias vezes. O imperador Nero a reconstruiu inteiramente no primeiro século DC.





Gostou?! Amanhã tem mais!!!!





Alice Fernandes
60 anos
"Saci"óloga   (observadora de Sacis)
Administradora
Rio de Janeiro




3 comentários :

  1. Não sabia acerca da casa da Virgem... Alicinha beijão do amigo Roberto; obrigado Bruna pela divulgação. Parabéns às duas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Roberto. Acesse sempre o blog e viaje com a gente... Abraços

    ResponderExcluir