quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Brasil - Rio de Janeiro - Fotógrafo Alexandre Rebelo

Sessão: Meu Brasil Brasileiro!
Posted by Alexandre Rebello

Essa semana eu tenho o privilégio de mostrar a beleza dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, através das lentes de meu amigo, fotógrafo,  Alexandre Rebelo.

Vamos ver o que ele nos preparou?

Pão de Açúcar

O mais famoso ponto turístico do Rio de Janeiro: o Pão de Açúcar está completando 100 anos. O morro do Pão de Açúcar é uma montanha despida de vegetação em sua quase totalidade. É um bloco único de uma rocha proveniente do granito, que sofreu alteração por pressão e temperatura e possui idade superior a 600 milhões de anos.


O Pão de Açúcar é circundado por uma vegetação característica do clima tropical, especificamente um resquício de Mata Atlântica com espécies nativas que em outros pontos da vegetação litorânea brasileira já foram extintas.


Funciona todos os dias das 08:00 às 19:50, com preços de R$ 53,00 para adultos e R$ 26 para crianças de 6 a 12 anos.

Enseada de Botafogo
Um ótimo lugar para passear com toda a família e ainda curtir uma bela paisagem é a Enseada de Botafogo. O local proporciona uma das mais belas vistas da Cidade Maravilhosa, de onde é possível observar cartões-postais como os morros da Urca e Pão de Açúcar. Reformado após a construção do Aterro do Flamengo, o espaço serve como palco de shows e eventos. Diariamente, turistas e cariocas circulam pelos arredores da praia, onde há uma ciclovia. Outra atração da enseada é o Iate Clube do Rio de Janeiro, cujos cais e marina são visíveis por todo o bairro.

Arpoador
Muito popular entre os surfistas, a Praia do Arpoador oferece também aparelhos para musculação e quadras, além de abrigar o parque Garota de Ipanema e ser opção de passeio para adultos e crianças. Em suas areias claras, uma pedra invade as águas e a separa de Copacabana. 

Do alto do mirante, pode ser apreciada uma das mais belas vistas dos mares do Rio. O pôr-do-sol, cartão-postal da cidade, exibido diversas vezes em filmes e novelas, também faz sucesso entre turistas e cariocas. 

A Pedra do Arpoador, citada em músicas e poesias, é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. Nas redondezas, os frequentadores praticam esportes e, eventualmente, rodas de capoeira atraem a atenção de quem passa por ali. 


Chafariz Parque Lage
Localizado entre as encostas do Morro do Corcovado e a rua Jardim Botânico, o Parque Lage tem espaço apropriado para piqueniques e brincadeiras ao ar livre. Os jardins em formas geométricas e as pequenas grutas, espalhados pelos 52 hectares de área verde, propõem descobertas e diversão para as crianças. 



As trilhas levam os visitantes a recantos com vegetação e possibilitamcaminhadas ecológicas que incluem um atalho para o Cristo Redentor. Eventualmente, pode-se desfrutar da companhia dos micos que transitam pelas árvores do parque. 



Construído em 1849 e recuperado em 2002, o Parque Lage foi tombado patrimônio histórico e paisagístico da cidade. O espaço, antiga propriedade do industrial Henrique Lage, abriga uma mansão que o herdeiro da família mandou construir para agradar a esposa, a cantora lírica Gabriela Besanzoni Lage. O casarão, que tem uma piscina ao centro, é projeto do arquiteto italiano Mario Vodrel.


Ideal para passear com a família.


Lapa

Lapa é um bairro de classe média baixa da Zona Central do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Possui uma grande variedade de baresrestaurantesboates e pubs temáticos, que atendem a todos os gostos ao longo de suas treze ruas. Sendo conhecido como o "berço" daboemia carioca, na atual efervescência do bairro, quinze novos estabelecimentos foram abertos apenas em 2009. Também é famosa pela arquitetura, a começar pelo Aqueduto da Carioca, sua principal referência e cartão postal. Foi construído para funcionar como aqueduto nos tempos do Brasil Colonial, e desde 1896, serve como via para o bonde que liga o centro da cidade ao bairro de Santa Teresa. Até 2012 era um dos cinco sub-bairros do Centro, sendo emancipado por razões culturais.


Sombra Arcos da Lapa
Os Arcos da Lapa, antigos Aqueduto da Carioca, são a maior obra arquitetônica realizada Brasil durante o período colonial. Construído para distribuir à população as águas das nascentes do Rio Carioca, hoje ele serve de viaduto para uma outra grande atração: os bondes que ligam a Estação da Carioca ao bairro de Santa Teresa. 

Símbolo da Lapa, bairro que já serviu de referência para o que de mais importante aconteceu na vida noturna do Rio, os Arcos da Lapa têm 270 metros de extensão. A construção tem estilo romano e possui 42 arcos duplos de alvenaria, construídos por índios e escravos no século 18.




Alexandre Rebelo
Fotógrafo
Rio de Janeiro
Site: http://500px.com/flow








E aí, gostaram?!? Então curte nossa página aqui embaixo e compartilhe com seus amigos. Estamos inaugurando essa semana o Guia Especial do Rio de Janeiro. 



Rebelo,

Simplesmente sem palavras por me ceder suas fotos!!!!! Muiito obrigada!!!!


6 comentários :

  1. Bruna,

    Eu que agradeço pela oportunidade de ilustrar um post no teu blog com as minhas fotos!

    SENSACIONAL!

    E estou às ordens!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, confiar no Blog para mostrar seu trabalho pela primeira vez é que foi Gratificante!!!!

      Excluir
  2. Saudades do meu Rio.... Por sinal, muito bem representado pelas fotos de Alexandre Rebelo. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ameiiii!!!!!!Bjssss Tia Fatima

    ResponderExcluir